5.3 C
Kóka
quarta-feira, 4 dezembro, 2024 2:18: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Economia japonesa cresce 3,1% no segundo trimestre de 2024

Consumo privado e investimentos impulsionam recuperação.

Tóquio, Japão, 15 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – A economia japonesa registrou uma expansão pela primeira vez em dois trimestres, de acordo com dados preliminares divulgados hoje pelo Gabinete do Governo.

O Produto Interno Bruto (PIB, ou Gross Domestic Product GDP) do Japão cresceu a uma taxa anualizada de 3,1% em termos reais no período de abril a junho, em comparação com o trimestre anterior. Este resultado marca uma recuperação significativa após dois trimestres consecutivos de contração.

O consumo privado, que representa cerca de metade da atividade econômica do país, aumentou 1,0%, registrando o primeiro aumento em cinco trimestres. Este crescimento foi impulsionado principalmente pela recuperação nas vendas de automóveis, após o fim da suspensão da produção por algumas montadoras devido a irregularidades nos procedimentos de certificação governamental.

Outros indicadores também mostraram sinais positivos. O investimento de capital cresceu 0,9%, enquanto o investimento imobiliário subiu 1,6%. As exportações, um componente crucial da economia japonesa, apresentaram um aumento de 1,4%.

Esta recuperação ocorre após um período desafiador para a economia japonesa. No primeiro trimestre de 2024, o PIB havia encolhido a uma taxa anualizada de 2,9%, revisada para baixo em relação à estimativa inicial de 1,8%.

Apesar deste resultado positivo, analistas alertam para desafios persistentes, como o crescimento salarial lento e o aumento dos preços das importações devido à desvalorização do iene. Além disso, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta que o Japão cairá para a quinta posição em termos de magnitude do PIB no próximo ano, atrás dos EUA, China, Alemanha e Índia.

O Banco do Japão deve analisar cuidadosamente estes dados em sua próxima reunião de política monetária, considerando a possibilidade de ajustes nas taxas de juros, que foram ligeiramente elevadas no início deste ano pela primeira vez desde 2007.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img