Nova Délhi, Índia, 3 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Associated Press) – Chuvas torrenciais de monção em toda a Índia causaram a morte de centenas de pessoas. No estado sulista de Kerala, as autoridades confirmaram a morte de mais de 200 pessoas devido a deslizamentos de terra, enquanto as buscas por desaparecidos continuam.
Os deslizamentos de terra, desencadeados pelas chuvas intensas, ocorreram em áreas montanhosas na madrugada de terça-feira (30). Cerca de 40 equipes de resgate estão utilizando maquinário pesado na operação. As autoridades informaram que aproximadamente 300 pessoas estão desaparecidas. Uma família de quatro pessoas, isolada pelo desastre, foi encontrada na sexta-feira (2).
A monção também causou estragos nos estados do norte de Uttarakhand e Himachal Pradesh, onde 19 pessoas perderam a vida devido a inundações repentinas provocadas por chuvas intensas. A mídia local relata que dezenas de pessoas estão desaparecidas, e as operações de resgate continuam. Em Uttarakhand, um menino de 7 anos foi levado pelas águas.
As autoridades meteorológicas alertam para mais chuvas fortes nos próximos cinco dias em ambos os estados.
A situação em Kerala e nos estados do norte da Índia destaca a vulnerabilidade das regiões montanhosas às chuvas de monção, que frequentemente resultam em desastres naturais devastadores. As equipes de resgate estão trabalhando incansavelmente para encontrar sobreviventes e fornecer assistência às comunidades afetadas.
O governo indiano está monitorando de perto a situação e mobilizando recursos para apoiar os esforços de resgate e recuperação. A prioridade é garantir a segurança dos moradores e minimizar os danos causados pelas chuvas contínuas.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm