Tóquio, Japão, 6 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – As corretoras de valores no Japão enfrentaram um dia difícil nesta segunda-feira (5), quando o índice Nikkei registrou sua maior queda diária de todos os tempos. Os corretores foram inundados com ligações de investidores em pânico, ansiosos para vender suas ações.
Honma Hiroki, um funcionário da IwaiCosmo Securities, relatou: “Recebemos muitas ligações, então algumas pessoas não conseguiram entrar em contato imediatamente e tiveram que esperar. Tentamos lidar com todas as consultas da forma mais calma possível, mas não foi fácil porque o mercado estava caindo muito rápido.”
Nas ruas do Japão, as pessoas reagiram à queda com um sentimento de alarme. Um homem na casa dos 20 anos disse que evitará investimentos em ações no futuro próximo. Outro homem, na casa dos 60 anos, comentou: “Durante a crise financeira global, havia grandes temores pela economia mundial. Não tenho certeza se é o caso agora. Talvez haja algo mais acontecendo que eu não entenda.”
A queda do Nikkei foi desencadeada por dados de emprego dos EUA mais fracos do que o esperado, divulgados na última sexta-feira (2), o que alimentou os temores de uma desaceleração econômica na maior economia do mundo. Além disso, a valorização do iene em relação ao dólar e a queda acentuada nas bolsas asiáticas contribuíram para o aumento da aversão ao risco entre os investidores.
A situação destaca a volatilidade dos mercados financeiros globais e a sensibilidade dos investidores a indicadores econômicos e políticas monetárias, tanto nos Estados Unidos quanto na Ásia. As corretoras e os investidores continuarão monitorando de perto os desenvolvimentos econômicos para ajustar suas estratégias e mitigar riscos.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm