Washington, Estados Unidos, 25 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, visitará a China na próxima semana para conversas com o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, possivelmente preparando o terreno para uma reunião de cúpula entre os líderes dos dois países.
A Casa Branca anunciou que Sullivan viajará a Pequim para reuniões de terça-feira (27) a quinta-feira (29). As discussões devem abordar questões como a comunicação militar entre os dois países, o Mar do Sul da China e o Estreito de Taiwan.
Sullivan também deverá “levantar preocupações dos EUA sobre o apoio da China à base industrial de defesa da Rússia”. Washington alega que empresas chinesas estão exportando itens para a Rússia que podem ser convertidos para uso militar na invasão da Ucrânia.
O site de notícias americano Axios informou que os dois funcionários devem preparar o terreno para uma possível cúpula entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping, ainda este ano.
Em novembro, estão programadas a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico no Peru e a cúpula do G20 no Brasil, eventos que poderiam servir como palco para um encontro entre Biden e Xi.
A visita de Sullivan ocorre em um momento de tensões entre as duas maiores economias do mundo, com disputas sobre comércio, tecnologia e questões geopolíticas. O encontro é visto como uma tentativa de estabilizar as relações e evitar uma escalada de conflitos antes das eleições presidenciais americanas de 2024.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm