14.9 C
Kóka
sábado, 21 setembro, 2024 4:36: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Conflito Israel-Hamas completa 10 meses com tensões crescentes

Número de mortos em Gaza se aproxima de 40.000, segundo grupo terrorista Hamas.

Jerusalém, Israel, 8 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Associated Press – O conflito entre Israel e Hamas atingiu a marca de 10 meses nesta quarta-feira (7), com as tensões no Oriente Médio em alta e o número de mortos na Faixa de Gaza se aproximando de 40.000, segundo autoridades de saúde locais. A situação continua a gerar preocupações sobre a possibilidade de um conflito mais amplo na região.

Em Teerã, um grande outdoor foi erguido retratando o líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, de mãos dadas com o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian. Haniyeh foi assassinado na semana passada, e o Irã responsabiliza Israel por sua morte, prometendo retaliação. A capital iraniana está em alerta, com a população preocupada sobre como Israel reagiria a um possível contra-ataque.

A Organização para a Cooperação Islâmica realizou uma reunião de ministros das Relações Exteriores na quarta-feira (7), a pedido do Irã, para discutir a situação. Enquanto isso, o Hamas anunciou que Yahya Sinwar será o novo líder político do grupo em Gaza, após a morte de Haniyeh. Sinwar é considerado um dos principais alvos de Israel, acusado de orquestrar o ataque de 7 de outubro que iniciou o conflito.

Em meio a essa tensão, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari, afirmou que Sinwar deve ser tratado como todos os terroristas envolvidos no ataque. A situação humanitária em Gaza é crítica, com hospitais sobrecarregados e crianças sofrendo de desnutrição aguda. A enfermeira japonesa Motokawa Sakiko, que trabalha no Hospital Nasser em Gaza com a organização Médicos Sem Fronteiras, relatou que muitos pacientes são admitidos com ferimentos graves e queimaduras devido aos ataques aéreos.

Apesar dos apelos por um cessar-fogo, não há sinais de que a violência vá cessar. Relatos locais indicam que ataques militares israelenses mataram três pessoas na quarta-feira (7), mantendo a região em um estado contínuo de instabilidade e sofrimento.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img