3.1 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 5:17: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Chuvas intensas atingem região central do Japão

Condições atmosféricas instáveis causam preocupação.

Tóquio, Japão, 24 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Condições atmosféricas extremamente instáveis estão provocando chuvas intensas na região de Tokai e áreas adjacentes do Japão central, com a prefeitura de Shizuoka sendo particularmente afetada, segundo informações da Agência Meteorológica do Japão.

O distrito de Shimizu, em Shizuoka, registrou 92 milímetros de chuva em um curto período. Nas 24 horas até as 5h da manhã, o acumulado chegou a 317 milímetros, superando significativamente a média histórica para todo o mês de agosto e estabelecendo um novo recorde desde o início das medições.

Alertas de deslizamentos de terra foram emitidos para partes da prefeitura de Shizuoka. Os meteorologistas preveem que as condições instáveis na região de Tokai devem persistir até sábado (24).

A agência também alerta para a possibilidade de chuvas localizadas extremamente fortes no norte do Japão, devido à passagem de um sistema de baixa pressão. As previsões indicam que os níveis de precipitação nas 24 horas até sábado de manhã podem atingir 150 milímetros na região de Tokai e 120 milímetros em Hokkaido e Tohoku.

As autoridades meteorológicas advertem sobre o risco de deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e transbordamento de rios. Há também alerta para a ocorrência de raios, rajadas de vento semelhantes a tornados e granizo.

Adicionalmente, a Tempestade Tropical Severa Shanshan deve se mover para o norte a partir do sul do Japão, aproximando-se das ilhas remotas de Ogasawara, em Tóquio, no domingo (25). Existe a possibilidade de que a tempestade afete áreas no leste e oeste do país.

As autoridades recomendam que a população permaneça atenta às atualizações meteorológicas e siga as orientações de segurança.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img