Pequim, China, 2 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Xinhua) – Um navio da marinha canadense passou pelo Estreito de Taiwan em um trânsito que o Canadá classificou como rotineiro. A China reagiu duramente, afirmando que a passagem minou a paz na região.
O Comando de Operações Conjuntas do Canadá anunciou na quarta-feira (31) que a fragata HMCS Montreal navegou pelo estreito. A postagem, acompanhada de fotos da fragata e sua tripulação, afirmou que o Canadá operou de acordo com o direito internacional, em apoio à ordem internacional baseada em regras.
O Ministro da Defesa do Canadá, Bill Blair, declarou no mesmo dia que o país está aumentando a presença da Marinha Real Canadense na região do Indo-Pacífico.
Um porta-voz do Comando do Teatro Oriental do Exército de Libertação Popular da China disse na quinta-feira (1º) que o navio canadense passou pelo estreito no dia anterior e que o governo canadense “exagerou” o trânsito.
O porta-voz afirmou que a passagem perturbou e “minou a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan”.
O Comando Indo-Pacífico dos EUA postou na quarta-feira (31) uma foto de seu destróier de mísseis guiados USS Ralph Johnson navegando ao lado do navio canadense. Não foi mencionado se algum dos navios navegou pelo estreito.
Navios da marinha dos EUA e do Canadá já passaram pelo Estreito de Taiwan anteriormente, com o objetivo de conter a crescente pressão militar da China sobre Taiwan.
A China, que considera Taiwan parte de seu território, tem intensificado suas atividades militares na região, enviando frequentemente aviões e navios de guerra para as proximidades da ilha, em uma tentativa de afirmar sua soberania e intimidar Taiwan.
A passagem do navio canadense pelo estreito ocorre em um momento de crescente tensão entre as grandes potências, com a China criticando repetidamente as ações militares dos EUA e seus aliados na região. A situação continua a ser monitorada de perto pela comunidade internacional, que teme uma escalada do conflito.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm