5 C
Kóka
quinta-feira, 21 novembro, 2024 9:53: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

China apela à OMC contra tarifas da UE sobre veículos elétricos

Pequim contesta medidas provisórias da União Europeia, alegando violação das regras comerciais internacionais.

Pequim, China, 10 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Xinhua) — A China apresentou um recurso à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra as tarifas provisórias impostas pela União Europeia (UE) sobre veículos elétricos chineses. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (9) pelo Ministério do Comércio da China.

No mês passado, a UE introduziu tarifas provisórias de até 37,6% sobre veículos elétricos (EVs) fabricados na China, além de uma taxa adicional de 10%. As autoridades do bloco europeu justificaram a medida alegando que os veículos chineses se beneficiam de subsídios governamentais injustos, o que poderia prejudicar os fabricantes europeus.

Em sua declaração, o ministério chinês afirmou que a decisão da UE “carece de base factual e legal, viola gravemente as regras da OMC e prejudica” a cooperação internacional em questões climáticas. Pequim também instou o bloco europeu a “corrigir suas ações errôneas prontamente, a fim de manter conjuntamente a estabilidade da cooperação econômica e comercial China-UE” e a cadeia de suprimentos da indústria de veículos elétricos.

As tarifas provisórias têm validade de até quatro meses, mas podem ser estendidas por mais cinco anos caso sejam aprovadas em uma votação pelos Estados-membros da UE.

Nos bastidores, Pequim tem buscado apoio de líderes dos países da UE ao recebê-los em encontros, ressaltando a importância da estabilidade na cadeia de suprimentos e destacando a cooperação econômica fortalecida entre as partes.

A disputa marca mais uma tensão nas relações comerciais entre a China e a União Europeia, em um momento em que as duas potências buscam equilibrar seus interesses econômicos com questões de concorrência justa e sustentabilidade ambiental.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img