Tel Aviv, Israel, 19 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegará a Israel neste domingo (18) para promover negociações de cessar-fogo e a libertação de reféns na Faixa de Gaza.
Segundo a Reuters, Blinken deve se reunir com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu na segunda-feira (19). O gabinete de Netanyahu publicou nas redes sociais no sábado (17) que a equipe de negociação expressou “otimismo cauteloso quanto à possibilidade de progresso no acordo, de acordo com a proposta americana atualizada”.
O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou a repórteres americanos: “Estamos mais próximos do que nunca”. No entanto, o Hamas manifestou desconfiança em relação a Israel e aos Estados Unidos, alegando que Israel está adicionando novas condições às negociações.
Apesar das conversações em andamento, as forças israelenses continuaram os bombardeios em Gaza no sábado (17). A Reuters informou que pelo menos 17 pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas em ataques aéreos no centro de Gaza.
A visita de Blinken marca sua décima viagem à região desde o início do conflito em outubro passado. O diplomata americano busca finalizar um acordo para um cessar-fogo juntamente com a libertação de reféns e detidos, de acordo com o Departamento de Estado.
As negociações ocorrem em um momento crítico, com tensões elevadas na região após recentes assassinatos de líderes do Hezbollah e do Hamas. Um cessar-fogo é visto como crucial para aliviar as tensões no Oriente Médio e evitar uma escalada do conflito em Gaza para uma guerra regional mais ampla.
Enquanto os mediadores internacionais expressam otimismo, o Hamas descartou a ideia de que um acordo esteja próximo, chamando-a de “ilusão”. A situação permanece delicada, com a continuidade da violência em Gaza e a urgência de uma solução diplomática cada vez mais evidente.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm