Cairo, Egito, 22 de agosto de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, fez um apelo urgente ao grupo islâmico Hamas para que aceite imediatamente a mais recente proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza. A declaração foi feita após visitas ao Egito e ao Catar na terça-feira (20), países que, junto com os EUA, estão mediando as negociações para um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns.
Em coletiva de imprensa após as reuniões, Blinken enfatizou a urgência da situação: “O tempo é essencial, pois a cada dia que passa, há o perigo de escalada na região”. O secretário revelou que Israel já aceitou a proposta apresentada e expressou a expectativa de que o Hamas faça o mesmo.
Blinken destacou os esforços conjuntos dos Estados Unidos, Egito e Catar para “trazer o Hamas a bordo com a proposta de ponte” nos próximos dias. A próxima rodada de negociações está prevista para ocorrer no Egito na quinta-feira (22) e sexta-feira (23).
A intensificação dos esforços diplomáticos ocorre em um momento crítico, com Blinken caracterizando as discussões atuais como possivelmente “a última chance” de alcançar a libertação de reféns e estabelecer um cessar-fogo. O secretário americano também alertou contra quaisquer ações que possam comprometer o processo de negociação.
Enquanto as negociações prosseguem, a situação humanitária em Gaza continua a se deteriorar, com o número de mortos ultrapassando 40.000 desde o início do conflito em outubro. A pressão internacional para uma resolução pacífica aumenta, com Blinken reiterando o compromisso dos EUA em buscar uma solução que garanta a segurança e a estabilidade na região.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am