Washington, Estados Unidos, 13 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, revelou que sua decisão de retirar-se da corrida presidencial de 2024 foi parcialmente motivada pela preocupação com um possível impacto negativo nas eleições congressuais que ocorrerão simultaneamente. Em sua primeira entrevista televisionada desde o anúncio em julho, Biden compartilhou suas razões com a CBS News no domingo (11).
O presidente afirmou que seus colegas democratas na Câmara e no Senado expressaram preocupações de que sua candidatura poderia prejudicá-los em suas próprias campanhas. “Se eu permanecesse na corrida, isso se tornaria o tópico principal. Seria uma verdadeira distração”, explicou Biden.
Biden enfatizou que a manutenção da democracia é a “questão crítica” para ele, destacando a importância de derrotar o candidato republicano e ex-presidente Donald Trump. Quando questionado sobre sua performance instável no debate televisionado de junho contra Trump, Biden admitiu estar doente naquele dia, classificando-o como “realmente ruim”. No entanto, ele assegurou: “Mas não tenho nenhum problema sério”.
Para demonstrar sua aptidão física, Biden foi visto andando de bicicleta em Delaware no domingo (11), onde estava hospedado. A decisão de Biden de retirar-se da corrida presidencial abriu caminho para que a vice-presidente Kamala Harris se tornasse a candidata democrata, potencialmente fazendo história como a primeira mulher negra a liderar a chapa de um grande partido nas eleições presidenciais dos EUA.
A saída de Biden da corrida lança o Partido Democrata em um território inexplorado, com apenas um mês até a Convenção Nacional Democrata e menos de quatro meses até as eleições de 5 de novembro. Enquanto isso, o Partido Republicano já confirmou Donald Trump como seu candidato na Convenção Nacional Republicana em Milwaukee, Wisconsin.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm