Tóquio, Japão, 10 de agosto de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) — A Agência Meteorológica do Japão manteve, nesta sexta-feira (9), um alerta especial para a possibilidade de um mega-terremoto na Fossa de Nankai, localizada ao longo da costa do Pacífico. A agência continua a instar a população a permanecer vigilante, mesmo não tendo sido observadas mudanças irregulares na tensão da crosta terrestre até o momento.
O alerta foi emitido pela primeira vez na quinta-feira (8) após um terremoto de magnitude 7.1 atingir a costa da província de Miyazaki, no sul do Japão. O sismo provocou tsunamis que alcançaram as costas das ilhas de Kyushu e Shikoku, com ondas de até 50 centímetros sendo registradas em um porto na cidade de Miyazaki.
Em terra, o tremor atingiu uma intensidade máxima de 6 inferior na escala japonesa em Nichinan, também em Miyazaki. Partes das províncias de Miyazaki e Kagoshima registraram intensidades de 5 superior.
Até as 14h de sexta-feira (9), mais de 10 tremores perceptíveis foram observados na região, incluindo um de magnitude 5.3 no início da manhã. Segundo a Agência Meteorológica, a probabilidade de um grande terremoto na Fossa de Nankai é maior do que o normal, levando à emissão do alerta especial de cautela, conforme o protocolo de Informação Extra sobre Terremotos na Fossa de Nankai.
Os responsáveis pela agência enfatizam que o alerta não significa que um terremoto ocorrerá com certeza dentro de um determinado período. No entanto, solicitaram que 707 municípios em 29 províncias — desde a região de Tóquio, no leste, até Okinawa, no sul — revisem suas medidas de preparação para desastres.
O governo aconselha a população a fixar móveis, verificar os locais de evacuação e planejar maneiras de confirmar a segurança de seus familiares em caso de emergência.
- Japão e 11 países participam de treinamento de paraquedismo - 13 de janeiro de 2025 6:38 am
- Japão planeja reunião do Quad com nova administração dos EUA - 13 de janeiro de 2025 6:33 am
- OTAN intensifica patrulhas no Mar Báltico após danos em cabos submarinos - 13 de janeiro de 2025 6:26 am