Washington, D.C., Estados Unidos, 17 de julho de 2024 – Agência de Notícias Reuters As vendas no varejo nos Estados Unidos permaneceram estáveis em junho em comparação com o mês anterior, superando as expectativas do mercado. O Departamento de Comércio dos EUA informou nesta terça-feira (16) que as vendas no varejo para junho foram de pouco mais de 704,3 bilhões de dólares.
O resultado superou as expectativas do mercado de uma queda de 0,3%, enquanto o aumento em maio foi revisado para cima, de 0,1% para 0,3%. As estatísticas mostram que as vendas online aumentaram 1,9%, saúde e cuidados pessoais subiram 0,9%, enquanto vestuário, acessórios e móveis tiveram alta de 0,6%.
Por outro lado, os postos de gasolina registraram queda de 3,0%, e as vendas de carros e autopeças caíram 2,0%. Alguns analistas apontam que ataques cibernéticos a uma empresa que fornece software para concessionárias de automóveis no mês passado podem ter contribuído para a queda nas vendas de carros.
Apesar de alguns observadores acreditarem que os gastos dos consumidores nos EUA estão mostrando sinais de desaceleração, a mídia americana Bloomberg insiste que os dados contrariam a tendência de desaceleração do consumo nos últimos meses. A publicação cita um economista que argumenta que os consumidores aproveitaram a queda nos preços de produtos e gastaram o dinheiro em áreas onde vinham sendo cautelosos.
Esses resultados indicam que o consumo nos Estados Unidos ainda se mantém sólido, mesmo com as taxas de juros permanecendo elevadas no país, um fator que geralmente tende a desacelerar os gastos dos consumidores.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm