Bruxelas, Bélgica, 24 de julho de 2024 – Agência de Notícias belganewsagency – O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, anunciou que a reunião de ministros das Relações Exteriores do próximo mês será realizada em Bruxelas, Bélgica, em vez de Budapeste, capital da Hungria, que atualmente ocupa a presidência rotativa do bloco.
Borrell fez o anúncio na segunda-feira (22), após uma reunião ministerial da UE em Bruxelas, explicando que a mudança de local foi motivada pela posição recente da Hungria em relação à guerra na Ucrânia. “Temos que enviar um sinal, mesmo que seja simbólico, de que ser contra a principal política da União Europeia deve ter algumas consequências”, afirmou Borrell.
A decisão foi tomada após o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, visitar a Rússia e a China depois de assumir a presidência rotativa este mês, sem o consenso dos outros membros do bloco. Essas visitas geraram preocupações entre os demais países da UE sobre a postura da Hungria em relação ao conflito na Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, criticou a mudança de local, descrevendo-a como um debate de “jardim de infância”. A Comissão Europeia, órgão executivo da UE, já havia orientado os membros a enviarem funcionários de menor escalão no lugar de ministros para reuniões não oficiais da UE no país.
Esta mudança de local para a reunião de ministros das Relações Exteriores reflete as crescentes tensões entre a Hungria e outros membros da UE, especialmente em relação à política externa do bloco. A decisão também destaca os desafios que a UE enfrenta para manter uma frente unida em questões internacionais cruciais, como a guerra na Ucrânia.
A mudança de local da reunião serve como um lembrete da importância da coesão dentro da UE e das potenciais consequências para os países membros que se desviam significativamente das políticas acordadas pelo bloco.
- Warren Buffett planeja aumentar investimentos em trading houses - 24 de fevereiro de 2025 9:02 am
- Zelensky diz que pode renunciar para alcançar paz na Ucrânia - 24 de fevereiro de 2025 8:46 am
- Nevasca intensa continua na costa do Mar do Japão - 24 de fevereiro de 2025 8:38 am