7.1 C
Kóka
sexta-feira, 18 outubro, 2024 12:55: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Tufão Gaemi atinge Taiwan com ventos e chuvas intensas

Tempestade causa mortes e danos em sua passagem pela ilha.

Taipei, Taiwan, 25 de julho de 2024 – Agência Central de Notícias (CNA) – O tufão Gaemi atingiu Taiwan por volta da meia-noite de quarta-feira (24), trazendo ventos ferozes e chuvas intensas, no que foi previsto como a tempestade mais poderosa a atingir a ilha em oito anos. O tufão fez landfall perto da cidade de Nan’ao, no condado de Yilan, com ventos sustentados de 175 km/h, enfraquecendo ligeiramente ao passar sobre terra.

Taiwan estava em alerta máximo com a aproximação da tempestade. Escolas e empresas foram fechadas, mais de 500 voos foram cancelados e exercícios militares foram suspensos. Em Taipei, a capital, algumas ruas ficaram intransitáveis devido a inundações, e longas filas se formaram em supermercados com pessoas estocando alimentos e água.

Até o momento, pelo menos duas pessoas morreram e 201 ficaram feridas, segundo o governo taiwanês. Uma mulher foi atingida por um pedaço de parede que caiu de um edifício no condado oriental de Hualien, enquanto outra foi esmagada por uma árvore derrubada pelos ventos fortes no sul de Taiwan.

O tufão Gaemi é classificado como um “tufão severo”, o nível mais alto na escala de três níveis de Taiwan. É esperado que seja o primeiro tufão dessa intensidade a atingir a ilha desde 2016, de acordo com Huang Chun-hsi, meteorologista da Administração Central do Tempo de Taiwan.

A tempestade apresenta uma “trajetória em loop”, o que significa que pode permanecer por mais tempo na mesma localização, trazendo mais chuvas torrenciais e causando mais danos. Algumas estações meteorológicas no norte da ilha registraram mais de 30 cm de chuva na quarta-feira (24).

A Taipower, empresa estatal de energia, informou que as condições climáticas adversas causadas pela tempestade deixaram mais de 345.000 clientes sem energia elétrica. A bolsa de valores de Taiwan foi fechada na quarta-feira (24) e permanecerá fechada na quinta-feira (25).

Após se afastar de Taiwan na sexta-feira (26), espera-se que a tempestade continue em direção noroeste, rumo à China continental. O Observatório Meteorológico Central da China emitiu o alerta meteorológico de nível mais alto para Gaemi, prevendo que fará landfall na sexta-feira (26) na província de Fujian.

O tufão Gaemi já causou destruição nas Filipinas, onde era chamado de Carina, matando pelo menos quatro pessoas e despejando chuvas intensas. Também causou o cancelamento de voos de ida e volta em oito aeroportos na prefeitura de Okinawa, no sul do Japão, na quarta-feira (24) e quinta-feira (25).

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img