Palm Beach, Flórida, Estados Unidos, 28 de julho de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, trocaram opiniões sobre os combates em curso entre Israel e o grupo islâmico Hamas na Faixa de Gaza.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, trocaram opiniões sobre os combates em curso entre Israel e o grupo islâmico Hamas na Faixa de Gaza.
Trump, candidato presidencial pelo Partido Republicano, encontrou-se com Netanyahu em sua propriedade Mar-a-Lago, na Flórida, na sexta-feira (26). O líder israelense havia se dirigido a uma sessão conjunta do Congresso em Washington na quarta-feira (24).
Trump referiu-se aos reféns capturados pelo Hamas, afirmando que eles “obviamente não estão sendo tratados adequadamente” e chamou a situação de inaceitável. Ele expressou disposição para realizar a paz no Oriente Médio caso vença as eleições presidenciais em novembro.
“Se vencermos, será muito simples. Tudo vai se resolver e muito rapidamente. Se não, vocês vão acabar com grandes guerras no Oriente Médio e talvez uma terceira guerra mundial”, disse Trump.
Netanyahu informou que enviará uma equipe à capital italiana, Roma, provavelmente no início da próxima semana, para negociar um acordo de cessar-fogo e a libertação de reféns. Ele acrescentou que acredita ter havido “algum movimento devido à pressão militar que exercemos” e expressou esperança de que haja “movimento suficiente” para concluir um acordo.
Este encontro entre Trump e Netanyahu destaca a contínua influência do ex-presidente na política internacional e sua posição sobre o conflito em Gaza. A discussão sobre possíveis negociações para um cessar-fogo e a libertação de reféns sugere uma potencial mudança na dinâmica do conflito.
A situação em Gaza continua sendo um ponto de tensão internacional, com implicações significativas para a estabilidade regional e as relações diplomáticas globais. As declarações de ambos os líderes indicam a complexidade das negociações e a importância de encontrar uma solução para o conflito em curso.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm