2.6 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 2:48: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Transtorno do sono: Entendendo a Insônia para ter um Bom Sono

Causas, consequências e dicas para combater a insônia.

Quem nunca teve uma noite de sono mal dormida? Ao ler este artigo, você pode estar se identificando, por uma experiência ruim de sono em algum momento da sua vida ou até mesmo no momento atual.

Pessoas com insônia começam o dia já se sentindo cansadas, indispostas, mal humoradas e evidentemente com falta de energia para resolver situações no seu dia a dia.

A insônia é um distúrbio contínuo que dificulta e prejudica a capacidade de um individuo de adormecer ou depermanecer dormindo durante toda a noite. Sabendo que o sono é vital para recarregar nossas energias, falaremos sobre as causas, consequências, dicas e tratamentos da insônia.

Causas psicológicas mais comuns:
Estresse: Pensamento concentrado em um determinado problema; Excesso de atividades; Preocupações com trabalho e família.

Ansiedade: Esse transtorno também pode afetarconsideravelmente na insônia. Quanto mais se pensa e se preocupa em conseguir dormir, menos concentração e relaxamento terão, trazendo consequentemente tensão muscular. Querer resolver tudo no mesmo dia pode deixar a mente acelerada durante a noite, dificultando para adormecer.

Depressão: Uma pessoa com depressão pode ter a necessidade de dormir em excesso (chegando até 12 horas ou mais) e ainda assim se sentir cansada, enquanto outras com o mesmo transtorno podem até mesmo sofrer de insônia.

Causas físicas mais comuns:
• Dor crônica, problemas respiratórios, câncer, tireóide, doença pulmonar, problemas urinários, etc.

Consequências da insônia:
• A insônia traz consequências graves, físicas e psicológicas, tais como: cansaço físico, esgotamento, irritabilidade, aparência física desgastada, perda de memória, e dependendo de quanto tempo está tendo insônia pode aparecer delírios, paranoia, aumentar os pensamentos negativos, estando mais propenso à depressão e a ansiedade. Tendo aumento dessas consequências físicas e psicológicas, isso pode afetar e trazer conflitos familiares, com amigos, no trabalho e com pessoas em volta, causando brigas por pouco ou nenhum motivo.

Consequências ambientais
• Os 2 e 3 turnos de horários (nikotai e sankotai) e sua relação com insônia é a mudança de ambiente (turnos, chefias, colegas)e a alteração de horário de trabalho, que pode alterar o ritmo cardíaco do corpo (relógio biológico), dificultando o sono. No nikotai, há mudança ambiental em apenas dois ambientes, com menor alteração e consequência, no entanto, no sankotai, obviamente alteração de local de trabalho de maneira geral, passa a existir em três mudanças repentinas de ambiente, colegas, turno, chefia etc, oferecendo assim, um prejuízo ainda mais significativo do sono.

Dicas para um Sono Confortável
• Não sair da rotina: acordar e dormir em horários fixos (média de 6 a 8 horas); Dormir em ambientes confortáveis e apropriados, limpos, escuro, sem barulho, considerando também a temperatura ideal, como de costume para cada pessoa; Não dormir em frente a aparelhos eletrônicos: computador, TV, celular, que podem despertar o cérebro; Não focar em resolver problemas em longo prazo; Evitar próximo ao dormir, bebidas estimulantes (café, chás e refrigerantes que contenham cafeína); Fazer exercícios regularmente ajuda no sono; Evitar as sonecas diurnas nos momentos de folga, caso necessite, no máximo 20 minutos durante o dia; Procure jantar moderadamente em horário regular e adequado, evitando ingerir quantidade excessiva de alimentos líquidos antes de se deitar. Também não é viável dormir com fome, para não precisar acordar de madrugada para comer. Coma algo leve, como frutas, legumes, iogurte, para melhor digestão; Não é recomendável se automedicar, ou tomar medicações de amigos, familiares para conseguir dormir sem orientação médica.

Tratamento
• Os especialistas que podem ajudar com tratamento da insônia são: Clínico Geral, Neurologista, Psiquiatria, Psicólogo, Neuropsicólogo e Clínica do Sono.Somente um médico poderá indicar a medicação mais apropriada para cada situação.

• Um acompanhamento psicoterapêutico também auxilia em uma rotina saudável do sono, do comportamento, da ansiedade, do autoconhecimento, da dinâmica familiar, traumas, conflitos, insegurança dentre outros que podem interferir na insônia.

Marcos Ribeiro de Souza – Psicólogo (CRP 06-87716)
Formação Acadêmica: Bacharelado em Psicologia (2005) e Formação de Psicólogo pela UNISA – Universidade de Santo Amaro – SP, 2006. Experiência prática no Brasil, desde 2008, com atendimentos de casais, familiar, individual e empresas. Atuação no Japão desde 2012, sendo como principais causas de atendimento: ansiedade, depressão, transtornos, conflitos etc. Atuação com a Abordagem Centrada na Pessoa. Página no facebook: @psicologoclinicojapaotoyohashi; Instagram e canal no YouTube: psicologandonojapao. Inscreva-se no canal.
Colunista da Revista Boa Dica
Últimos posts por Marcos Ribeiro de Souza (exibir todos)

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img