Doha, Catar, 1 de julho de 2024 – Agência Al Jazeera – Uma conferência de dois dias organizada pela ONU para discutir a situação no Afeganistão terá início neste domingo (30) em Doha, capital do Catar. O evento marca a primeira participação oficial de representantes do Talibã em um fórum internacional desse porte desde que o grupo retomou o poder em 2021.
Entre os participantes talibãs está o porta-voz Zabihullah Mujahid. A subsecretária-geral da ONU, Rosemary DiCarlo, e representantes de mais de 20 países, incluindo nações europeias, Estados Unidos e Japão, também estarão presentes.
A conferência representa o início efetivo do diálogo liderado pela ONU entre o Talibã e a comunidade internacional. Espera-se que questões de direitos humanos sejam abordadas, especialmente considerando as crescentes restrições impostas pelo grupo islâmico aos direitos das mulheres, como a proibição da educação feminina além do ensino fundamental.
Desde que o Talibã assumiu o controle do Afeganistão, nenhum país reconheceu oficialmente seu governo interino. No entanto, a China tem fortalecido suas relações com o grupo, possivelmente visando o desenvolvimento dos recursos naturais afegãos.
A Rússia também tem demonstrado uma postura mais flexível, buscando aprofundar a cooperação em medidas antiterrorismo, em resposta à crescente ameaça do grupo Estado Islâmico.
Em contraste, as nações ocidentais mantêm suas críticas ao Talibã, principalmente em relação aos direitos humanos das mulheres.
O principal desafio da conferência será encontrar formas de engajamento da comunidade internacional com o Talibã, apesar das divergências entre os países participantes. O evento pode representar um passo importante para o futuro do Afeganistão e sua reinserção no cenário internacional.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am