Paris, França, 27 de julho de 2024 – Agência de Notícias France-Presse – As autoridades francesas iniciaram uma investigação sobre atos de sabotagem que visaram a rede de trens de alta velocidade na madrugada de sexta-feira (26). Elas afirmam que o vandalismo pode estar relacionado ao crime organizado.
Funcionários da companhia ferroviária estatal informaram que sabotadores danificaram caixas de sinalização ao longo das linhas de trem que conectam Paris a cidades como Lille, no norte, Bordeaux, no oeste, e Estrasburgo, no leste.
O primeiro-ministro Gabriel Attal declarou: “O que podemos ver é que esta operação foi preparada, coordenada e pontos-chave foram alvejados, mostrando um certo conhecimento da rede e de onde atacar.”
A sabotagem paralisou o tráfego na rede de trens de alta velocidade TGV de e para a capital, bem como no restante da França e da Europa.
Espectadores e até alguns atletas foram forçados a perder a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão em Paris.
Um passageiro em Paris comentou: “Isso vai impactar o primeiro dia. Espero que nada mais aconteça durante as Olimpíadas.”
Uma passageira, que ficou presa em Londres após o cancelamento do serviço do Eurostar para Paris, disse: “Quanto a nós, viemos até aqui e estamos preparados para esperar o tempo que for necessário. Só queremos chegar a Paris.”
O primeiro-ministro britânico Keir Starmer teve que mudar seus planos de viajar no Eurostar para pegar um voo para Paris.
Espera-se que o serviço de trem seja interrompido até segunda-feira (29), e acredita-se que 800.000 passageiros serão afetados.
A investigação em curso visa identificar os responsáveis e determinar se há vínculos com grupos criminosos organizados. As autoridades estão trabalhando para restaurar o serviço o mais rápido possível e garantir a segurança dos passageiros durante os Jogos Olímpicos.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm