Tóquio, Japão, 23 de julho de 2024 – Agência de Notícias NHK – O primeiro Festival da Ucrânia em Tóquio foi realizado no último final de semana no Parque Yoyogi, com o objetivo de apoiar o país em meio à invasão russa. O evento foi organizado em cooperação com proprietários de restaurantes ucranianos e a Embaixada da Ucrânia no Japão.
Cerca de 30 barracas venderam artesanato tradicional ucraniano, como acessórios, cerâmicas e velas, além de pratos típicos e vinhos. O festival também contou com apresentações ao vivo, incluindo a performance de um dançarino que foi ferido em combate e perdeu seu irmão. Um popular cantor ucraniano também se apresentou e compartilhou suas experiências no país.
Kikuchi Takashi, um dos organizadores do evento e proprietário de um restaurante ucraniano com sua esposa ucraniana, expressou esperança de que o festival ajude mais pessoas a conhecerem o país e leve a um maior apoio.
A NHK também montou um estande para informar os visitantes sobre suas notícias, programas e informações sobre desastres em língua ucraniana.
Um japonês na casa dos 30 anos disse que compareceu ao evento na esperança de apoiar a Ucrânia e que gostaria de continuar oferecendo suporte tanto quanto possível.
O Festival da Ucrânia em Tóquio não apenas promoveu a cultura ucraniana, mas também serviu como uma plataforma para aumentar a conscientização sobre a situação atual do país e fomentar a solidariedade entre o povo japonês e a comunidade ucraniana no Japão.
- FAB intercepta avião do Peru com drogas no espaço aéreo brasileiro - 4 de fevereiro de 2025 9:52 am
- Japão emite alerta para a onda de frio mais intensa do inverno - 4 de fevereiro de 2025 8:37 am
- EUA e México firmam acordo para adiar tarifas por um mês - 4 de fevereiro de 2025 8:31 am