Paris, França, 18 de julho de 2024 – Agência de Notícias Reuters – A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, nadou no Rio Sena nesta quarta-feira (17) para demonstrar a segurança da água antes das Olimpíadas de Paris, que começam na próxima semana. O rio será palco da cerimônia de abertura, além das competições de triatlo e maratona aquática.
Hidalgo nadou cerca de 50 metros no rio, que teve a natação proibida há um século devido à poluição. “A água está muito agradável. Não tem gosto de lama. Está bastante clara, apesar do mau tempo. É fresca, mas não fria. Foi tão magnífico que eu não queria sair,” disse a prefeita.
Em abril, uma ONG internacional que monitora a qualidade da água alertou sobre níveis elevados de bactérias e-coli, representando risco à saúde dos nadadores. A poluição era causada pelo esgoto, que, quando o sistema de esgoto de Paris, com mais de 2.500 km de extensão, excede sua capacidade, é despejado no Sena.
Para melhorar a qualidade da água, uma instalação subterrânea de armazenamento de água foi concluída em maio, com capacidade para 50.000 metros cúbicos, que serão tratados antes de serem liberados no rio. Essa medida reduziu os níveis de e-coli no mês passado, atendendo aos padrões nacionais para banho.
Lionel Cheylus, da Surfrider Foundation, afirmou: “A qualidade da água está melhorando dia a dia, e o Sena está gradualmente se tornando próprio para natação. Mas há sempre riscos de piora com chuvas nas áreas superiores e diminuição do sol.”
O comitê organizador dos Jogos informou que, caso o mau tempo comprometa a qualidade da água, a natação do triatlo pode ser cancelada e a maratona aquática transferida para outro local.
A iniciativa de Hidalgo visa aumentar a confiança na segurança do Rio Sena, destacando os esforços significativos para garantir um ambiente seguro para os atletas durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am