Pequim, China, 16 de julho de 2024 – Agência de Notícias Xinhua – O Partido Comunista da China deu início nesta segunda-feira (15) a uma reunião para decidir políticas econômicas de longo prazo, em meio a crescentes incertezas sobre as perspectivas econômicas do país. A terceira sessão plenária do Comitê Central do partido começou em Pequim sob forte esquema de segurança.
As discussões estão focadas principalmente no “aprofundamento geral das reformas” e na “promoção da modernização ao estilo chinês”. O encontro ocorre em um momento em que o mercado imobiliário da China está em declínio e a demanda doméstica, estagnada.
Observadores acompanham atentamente quais tipos de políticas a liderança do presidente Xi Jinping apresentará. Entre as medidas esperadas estão aquelas para lidar com riscos financeiros e o agravamento das finanças dos governos locais devido ao mercado imobiliário enfraquecido, além de iniciativas para fomentar novas indústrias que substituam o setor imobiliário.
Há também expectativas sobre uma possível reorganização de altos cargos do partido. Um veículo de mídia de Hong Kong sugere que o ex-ministro das Relações Exteriores, Qin Gang, e o ex-chefe de Defesa, Li Shangfu, podem ser removidos do Comitê Central do partido. Ambos foram demitidos do gabinete no ano passado.
As discussões a portas fechadas continuarão até quinta-feira (18), com um comunicado previsto para ser divulgado no último dia do encontro. O resultado desta reunião pode ter implicações significativas para o futuro econômico da China e sua posição no cenário global.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm