Mar-a-Lago, Flórida, Estados Unidos, 13 de julho de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, conhecido por sua postura pró-Rússia, realizou uma reunião com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quinta-feira (11) em Mar-a-Lago, Flórida. O encontro ocorreu após a participação de Orbán na cúpula da OTAN em Washington.
Orbán tem demonstrado interesse em mediar o conflito entre Rússia e Ucrânia. Em um recente encontro com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, o primeiro-ministro húngaro propôs que a Ucrânia considerasse um cessar-fogo temporário e negociações de paz com a Rússia.
Após a reunião com Trump, Orbán publicou em suas redes sociais: “Discutimos maneiras de alcançar a paz. A boa notícia do dia é que ele vai resolver isso!”. Trump, por sua vez, postou uma mensagem afirmando: “Deve haver PAZ, e rapidamente. Muitas pessoas morreram em uma guerra que nunca deveria ter começado!”
A Hungria atualmente ocupa a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, o que confere a Orbán uma posição estratégica nas discussões sobre o conflito. No início deste mês, ele se encontrou com o presidente russo Vladimir Putin em Moscou e com o presidente chinês Xi Jinping em Pequim, em uma série de visitas diplomáticas que têm gerado controvérsia entre os aliados da OTAN.
Em resposta às conversações entre Orbán e Trump, o chanceler alemão Olaf Scholz enfatizou que Orbán não estava agindo em nome da União Europeia. Esta declaração reflete as crescentes tensões entre a Hungria e outros membros da UE em relação à abordagem de Orbán para o conflito na Ucrânia.
A reunião entre Orbán e Trump destaca a complexidade das relações internacionais em torno da guerra na Ucrânia e levanta questões sobre o papel da Hungria como mediadora potencial no conflito, bem como sobre a influência contínua de Trump na política externa, mesmo fora do cargo.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am