-0 C
Kóka
sexta-feira, 8 novembro, 2024 4:23: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Onda de calor perigosa atinge o Japão

Autoridades alertam para risco de insolação em 34 prefeituras.

Tóquio, Japão, 22 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Autoridades meteorológicas japonesas anunciaram no domingo (21) o fim da estação chuvosa nas regiões de Chugoku e Kinki, marcando o início de uma perigosa onda de calor que atinge o país. A Agência Meteorológica do Japão fez o anúncio com base na previsão de tempo bom para a próxima semana.

O fim da estação chuvosa nas regiões ocorreu dois dias mais tarde que a média e cinco dias depois do ano passado. Um sistema de alta pressão cobriu as partes ocidental e oriental do país no domingo, com temperaturas ultrapassando 35°C em alguns lugares.

Até as 12h30, uma máxima de 38,2°C foi registrada na cidade de Toyooka, na prefeitura de Hyogo. A umidade também está elevada, aumentando o risco de insolação.

A Agência Meteorológica e o Ministério do Meio Ambiente emitiram alertas de insolação para 34 prefeituras, da região de Kanto-Koshin até Okinawa. As autoridades aconselham as pessoas a evitarem exercícios e saídas desnecessárias quando o índice de calor no site do ministério atingir 31 ou mais em sua região.

Os residentes das áreas afetadas são orientados a usar ar-condicionado em ambientes fechados e consumir líquidos e sal regularmente. Recomenda-se atenção especial a bebês e idosos, que são particularmente vulneráveis à insolação.

As autoridades meteorológicas também alertam sobre uma tempestade tropical se movendo ao norte sobre o oceano a leste das Filipinas, que pode se aproximar das Ilhas Sakishima, na prefeitura de Okinawa, por volta de quarta-feira (24).

Esta onda de calor intensa destaca a crescente preocupação com os impactos das mudanças climáticas no Japão, reforçando a necessidade de medidas de adaptação e prevenção para proteger a saúde pública durante eventos climáticos extremos.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img