7.1 C
Kóka
sexta-feira, 18 outubro, 2024 12:54: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Netanyahu pede apoio militar contínuo ao Congresso dos EUA

Primeiro-ministro israelense faz discurso controverso em Washington.

Washington, Estados Unidos, 25 de julho de 2024 – Agência de Notícias Reuters – O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu está nos Estados Unidos pela primeira vez desde o início do conflito em Gaza. Na quarta-feira (24), ele se dirigiu a uma sessão conjunta do Congresso, instando os legisladores a não diminuírem o apoio militar ao seu país.

A visita foi organizada por legisladores republicanos. No entanto, alguns democratas boicotaram o discurso, chamando Netanyahu de “criminoso de guerra” por permitir que suas forças matassem mais de 39.000 palestinos.

A vice-presidente Kamala Harris, que tradicionalmente preside sessões conjuntas, não compareceu ao discurso, citando um conflito de agenda, apenas dias após o início de sua campanha presidencial.

Netanyahu tem se mostrado determinado a prosseguir com os combates em Gaza até atingir seus objetivos: trazer de volta todos os reféns, eliminar o Hamas e garantir que os militantes não representem mais uma ameaça. “Nossos inimigos são seus inimigos”, disse ele aos legisladores. “Nossa luta é sua luta. E nossa vitória será sua vitória.”

O primeiro-ministro israelense afirmou que cada morte civil é uma “tragédia” para os israelenses, mas para o Hamas, é uma “estratégia”. Ele disse não querer repovoar Gaza, mas enfatizou que o território precisa ser desmilitarizado, desradicalizado e liderado por palestinos que não queiram destruir Israel. Netanyahu pediu aos legisladores que forneçam “as ferramentas” para “concluir o trabalho mais rapidamente”.

Milhares de manifestantes se reuniram do lado de fora do Capitólio, pedindo a prisão de Netanyahu. Alguns foram presos após confrontos com a polícia.

Netanyahu se reunirá com o presidente Joe Biden na quinta-feira (25) na Casa Branca. Na sexta-feira (26), ele viajará para a Flórida para se encontrar com o ex-presidente Donald Trump.

O discurso de Netanyahu e sua visita aos EUA ocorrem em um momento de crescente tensão internacional e debates sobre o papel dos Estados Unidos no conflito em Gaza. A continuidade do apoio militar americano a Israel permanece um tema controverso, tanto no cenário político interno quanto no âmbito das relações internacionais.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img