Moscou, Rússia, 10 de julho de 2024 – Agência de Notícias The Times of India – O primeiro-ministro indiano Narendra Modi realizou uma visita a Moscou nesta terça-feira (9), enquanto líderes da OTAN se reúnem em Washington focados na guerra na Ucrânia. Modi abraçou o presidente russo Vladimir Putin como seu “querido amigo”, em um gesto que contrasta com os esforços ocidentais para isolar o líder russo.
Durante o encontro, Putin e Modi discutiram formas de ampliar a cooperação em negócios, tecnologia e segurança. O presidente russo destacou o aumento de mais de 60% no comércio entre os dois países no último ano, classificando a parceria como “especialmente privilegiada”.
Modi expressou a necessidade de encontrar um caminho para a paz o mais rápido possível, oferecendo-se para ajudar de qualquer forma. “Soluções não são possíveis nos campos de batalha. Em meio a bombas, armas e balas, soluções e conversas de paz não têm sucesso”, afirmou o primeiro-ministro indiano.
O líder indiano também abordou a situação de cidadãos indianos que foram atraídos para posições de “apoio” no exército russo e acabaram forçados a lutar na Ucrânia, obtendo a promessa de Putin de que serão dispensados.
No entanto, as demonstrações de amizade de Modi com Putin têm sido alvo de críticas. O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy expressou sua decepção nas redes sociais ao ver o líder da maior democracia do mundo abraçar o que ele chamou de “criminoso mais sangrento do mundo”.
A visita de Modi a Moscou ocorre em um momento delicado, enquanto a Índia busca equilibrar suas relações com a Rússia e o Ocidente. O encontro destaca os desafios diplomáticos enfrentados pela Índia em sua política de não-alinhamento e a complexidade das relações internacionais no contexto da guerra na Ucrânia.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm