Nova Delhi, Índia, 29 de julho de 2024 (Agência de Notícias The Times of India) – A mídia indiana noticiou que o primeiro-ministro Narendra Modi está considerando uma visita à Ucrânia em agosto. Se confirmada, será sua primeira viagem ao país desde a invasão russa em 2022.
Fontes diplomáticas citadas pela imprensa no sábado (27) indicaram que a visita provavelmente ocorrerá por volta do dia 23 de agosto.
A Índia e a Rússia tradicionalmente mantêm laços amigáveis. Modi visitou Moscou e se encontrou com o presidente Vladimir Putin no início deste mês, expressando que a morte de crianças inocentes na Ucrânia era “dolorosa e terrível”.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy criticou a demonstração de amizade entre Modi e Putin. Em uma rede social, Zelenskyy disse que foi uma grande decepção ver o líder da maior democracia do mundo abraçar o criminoso mais sangrento do mundo em Moscou.
Zelenskyy mencionou a cúpula dos líderes do G7 em Hiroshima, Japão, no ano passado, onde ele e Modi participaram. Enfatizando a importância da Índia, ele disse que foi a primeira vez que a Ucrânia fez um contato forte com o país e que “foi muito importante durante a guerra”.
A visita esperada será observada de perto para ver se a Índia busca fortalecer os laços com a Ucrânia, potencialmente sinalizando uma mudança na sua postura diplomática em relação ao conflito.
- Tribunal de Tóquio decide sobre casamento entre pessoas do mesmo sexo - 30 de outubro de 2024 12:50 pm
- Coreia do Sul monitora movimentação de tropas norte-coreanas na Ucrânia - 30 de outubro de 2024 10:34 am
- Queda nas doações de trilheiros no Monte Fuji após nova taxa - 30 de outubro de 2024 9:34 am