Pyongyang, Coreia do Norte, 23 de julho de 2024 – Agência de Notícias KCNA – A Coreia do Norte anunciou que o Ministro das Relações Exteriores de Belarus, Maxim Ryzhenkov, realizará uma visita oficial ao país a partir de terça-feira (23). A visita, que se estenderá até quinta-feira (26), ocorre a convite do Ministério das Relações Exteriores norte-coreano.
Esta será a primeira vez que um ministro das Relações Exteriores de Belarus visita a Coreia do Norte desde que os dois países estabeleceram relações diplomáticas em 1992. Em abril deste ano, o vice-ministro das Relações Exteriores de Belarus visitou a Coreia do Norte e concordou em aumentar a cooperação econômica e cultural entre as nações.
A visita de Ryzhenkov parece alinhada com a política do ditador norte-coreano Kim Jong Un de fortalecer relações com países que têm divergências com os Estados Unidos. Nos últimos dias, a mídia estatal norte-coreana tem se mostrado cada vez mais crítica em relação aos EUA, enquanto Pyongyang se prepara para celebrar o 71º aniversário do armistício da Guerra da Coreia no sábado (27), que considera uma vitória sobre as forças lideradas pelos EUA.
A agência de notícias Radiopress, com sede em Tóquio, que analisa relatórios da Coreia do Norte, informou que a principal pauta das discussões será a busca por maneiras de interromper a agressão russa e o possível papel da China na obtenção de uma paz sustentável e justa.
A Coreia do Norte parece estar buscando criar uma frente unida contra os EUA, fortalecendo laços com a Rússia e seus aliados. Em um encontro recente com o primeiro-ministro húngaro Viktor Orban, o presidente chinês Xi Jinping afirmou que “um cessar-fogo antecipado e uma solução política estão nos interesses de todas as partes”.
A visita de Ryzhenkov é vista como um passo significativo para reforçar as relações bilaterais entre Belarus e a Coreia do Norte, em um momento de crescente tensão geopolítica.
- Câmera de segurança é instalada em local famoso de “Slam Dunk” - 23 de dezembro de 2024 8:56 am
- Streamer Johnny Somali pode enfrentar até 22 anos de prisão - 23 de dezembro de 2024 8:50 am
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am