Paris, França, 26 de julho de 2024 (Agência France-Presse) – Charles Coste, um medalhista de ouro francês de 100 anos, participou do revezamento da tocha olímpica para os Jogos de Paris 2024, carregando uma mensagem de paz para todos. Coste é um dos mais de 10.000 condutores da tocha para os Jogos de Verão que começam nesta sexta-feira (26).
Nascido em 1924, ano em que Paris sediou os Jogos Olímpicos pela última vez, Coste conquistou uma medalha de ouro para a França no ciclismo de pista nos Jogos de Londres em 1948. Aquela edição foi a primeira após a Segunda Guerra Mundial, com instalações militares convertidas em alojamentos para atletas e sem a participação do Japão e da Alemanha.
Coste relembrou que franceses e ingleses estavam traumatizados pelos eventos da guerra, e Londres ainda se lembrava dos bombardeios. No entanto, ele destacou que durante os Jogos, os atletas esqueceram os horrores do conflito, sentindo-se “cheios de felicidade” ao subirem ao pódio para receber as medalhas.
O Comitê Organizador Olímpico contatou Coste no final do ano passado para convidá-lo a ser um dos condutores da tocha. Apesar das dificuldades de locomoção, o ex-atleta decidiu participar na esperança de que as guerras que ceifam tantas vidas cheguem ao fim. “Quero paz para todos”, afirmou.
Na quarta-feira (24), o centenário carregou a chama olímpica por cerca de 200 metros em Bois-Colombes, próximo a Paris, onde reside. A multidão o aplaudiu enquanto ele segurava a tocha com ambas as mãos, em sua cadeira de rodas empurrada pelo filho mais velho.
Coste expressou que foi um “grande prazer” e uma “grande honra” carregar a chama. “Se as Olimpíadas trouxerem paz, será um grande bem, e é isso que desejo de todo o coração”, concluiu o medalhista centenário, emocionando os presentes com sua mensagem de esperança e união através do esporte.
- Câmera de segurança é instalada em local famoso de “Slam Dunk” - 23 de dezembro de 2024 8:56 am
- Streamer Johnny Somali pode enfrentar até 22 anos de prisão - 23 de dezembro de 2024 8:50 am
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am