6 C
Kóka
sexta-feira, 22 novembro, 2024 12:00: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Mais de 19 mil idosos com demência desapareceram no Japão

Número é o maior desde que a polícia começou a coletar dados.

Tóquio, Japão, 05 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Agência Nacional de Polícia do Japão divulgou que mais de 19 mil pessoas com demência ou suspeita de demência foram reportadas como desaparecidas, ao menos temporariamente, no ano passado. Desse total, mais de 500 foram encontradas mortas.

Os dados da agência mostram que foram recebidos relatos de 19.039 pessoas desaparecidas com essa condição em todo o país em 2023, um aumento de 330 casos em relação ao ano anterior. Este é o maior número registrado desde que a agência começou a compilar esses dados em 2012.

Do total de desaparecidos, 18.175 pessoas, ou 95% do total, foram encontradas vivas durante o ano. No entanto, 502 foram confirmadas mortas e 250 ainda estavam desaparecidas no final do ano.

Por prefeitura, Hyogo liderou a lista com 2.094 pessoas, seguida por Osaka com 2.016 e Saitama com 1.912 casos.

“Estes números são alarmantes e refletem os desafios crescentes que enfrentamos com o envelhecimento da população”, comentou o Dr. Hiroshi Tanaka, especialista em geriatria da Universidade de Tóquio. “É crucial que desenvolvamos estratégias mais eficazes para proteger nossos idosos vulneráveis.”

A polícia está intensificando a cooperação com governos locais e comunidades para enfrentar o problema, já que o número de desaparecidos aumentou quase 80% na última década. Em alguns casos, famílias e municípios utilizam dispositivos GPS anexados às roupas ou sapatos de pessoas com demência para localizá-las.

Os dados policiais mostram que 71 pessoas desaparecidas foram encontradas com a ajuda de GPS no ano passado. Em um caso, uma pessoa desaparecida na prefeitura de Saitama foi encontrada em uma cidade a cerca de 300 quilômetros de distância.

A Agência Nacional de Polícia afirma que utilizará GPS, drones e outras tecnologias para localizar rapidamente pessoas desaparecidas em um esforço para prevenir acidentes. “Estamos constantemente buscando novas tecnologias e métodos para melhorar nossa capacidade de resposta”, declarou um porta-voz da agência.

Este aumento nos casos de desaparecimento destaca a necessidade urgente de medidas mais abrangentes para cuidar de idosos com demência no Japão. Especialistas sugerem que, além das medidas de busca, é fundamental investir em programas de prevenção e suporte para cuidadores.

“Precisamos de uma abordagem holística que inclua melhor educação pública sobre demência, mais suporte para cuidadores familiares e investimento em comunidades amigas da demência”, enfatizou a Dra. Yuki Watanabe, pesquisadora de políticas de saúde para idosos.

À medida que o Japão continua a enfrentar os desafios de uma sociedade super envelhecida, a questão dos idosos com demência desaparecidos permanece um lembrete crítico da necessidade de adaptação e inovação nas políticas de saúde pública e segurança.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img