Rio de Janeiro, Brasil, 27 de julho de 2024 – Agência de Notícias Reuters – Líderes financeiros do Grupo das 20 principais economias afirmaram em um comunicado conjunto que veem uma crescente possibilidade de um pouso suave da economia mundial.
Ministros das Finanças e governadores de bancos centrais do G20 encerraram na sexta-feira (26) dois dias de discussões no Rio de Janeiro, Brasil.
Eles disseram no comunicado que estão encorajados pela “crescente probabilidade de um pouso suave da economia global, embora múltiplos desafios permaneçam.”
O documento aponta que “os riscos de baixa incluem guerras e conflitos em escalada” e a inflação persistente que mantém as taxas de juros elevadas por mais tempo.
O G20 afirmou que seus membros irão coordenar suas políticas e manter comunicações em direção a um crescimento forte e sustentável.
Os ministros das Finanças e governadores de bancos centrais também emitiram a Declaração do Rio de Janeiro, que visa introduzir novas regras para impor impostos sobre gigantes da tecnologia que fornecem serviços além das fronteiras nacionais.
O Ministro das Finanças do Japão, Suzuki Shunichi, disse que os oficiais tiveram discussões aprofundadas sobre os problemas que a economia global enfrenta. Ele afirmou que as opiniões do Japão estão refletidas nos resultados.
Analistas dizem que os membros do G20 ainda têm diferentes posições e interesses nas situações na Ucrânia e no Oriente Médio.
Eles afirmam que muitos países estão preocupados com a saída de capitais e moedas mais fracas à medida que as taxas de juros permanecem altas nos EUA e na Europa.
Acrescentam que o resultado da eleição presidencial dos EUA e as situações políticas em outras nações podem ter um impacto na economia global.
Este encontro do G20 sublinha a importância da cooperação internacional em tempos de incerteza econômica. A coordenação de políticas entre as principais economias do mundo é vista como crucial para mitigar os riscos e promover um crescimento sustentável.
- Alunos do Colégio Santos Dumont da cidade de Konan celebram formatura - 22 de dezembro de 2024 12:29 pm
- Tempestades de neve atingirão costas do Mar do Japão - 22 de dezembro de 2024 9:26 am
- Indústria de anime do Japão supera 3 trilhões de ienes em 2023 - 22 de dezembro de 2024 9:04 am