Tóquio, Japão, 08 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Yuriko Koike, 71 anos, foi reeleita governadora de Tóquio neste domingo (7), garantindo seu terceiro mandato consecutivo à frente da capital japonesa. A vitória foi conquistada em uma disputa acirrada contra um número recorde de 55 candidatos.
Em seu discurso aos apoiadores, Koike destacou os diversos desafios que Tóquio enfrenta, como o aumento dos preços e a queda na taxa de natalidade. Para combater este último problema, ela se comprometeu a expandir os serviços de creche gratuita.
“Nosso desafio é como proceder com a transformação digital, já que as indústrias mudaram significativamente”, afirmou Koike. “Além disso, o ambiente para o empoderamento das mulheres ainda é insuficiente em comparação com outras partes do mundo. Devemos intensificar nossos esforços para continuar melhorando Tóquio.”
Durante a campanha, Koike enfatizou as realizações de seus dois mandatos anteriores. Ela se tornou a primeira mulher governadora de Tóquio em 2016, após uma carreira política que incluiu passagens como ministra da Defesa e mandatos nas duas casas da Dieta japonesa.
Entre os principais rivais de Koike na disputa estavam Shinji Ishimaru, ex-prefeito da cidade de Akitakata, na prefeitura de Hiroshima, e Renho, ex-parlamentar da Câmara Alta.
A reeleição de Koike para um terceiro mandato reafirma sua posição como uma das figuras políticas mais proeminentes do Japão. Seus planos para o futuro de Tóquio, especialmente em relação à transformação digital e ao empoderamento feminino, serão observados de perto tanto em nível nacional quanto internacional.
- Ataque com carro em mercado de Natal na Alemanha pode ter sido premeditado - 23 de dezembro de 2024 10:30 am
- Ministro das Relações Exteriores da Turquia visita Síria e busca laços com governo interino - 23 de dezembro de 2024 10:21 am
- Neve se intensifica no norte do Japão; alerta segue até terça-feira - 23 de dezembro de 2024 10:11 am