Tóquio, Japão, 29 de julho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, expressou a disposição de fortalecer as capacidades de dissuasão e resposta da aliança de seu país com os Estados Unidos em diversos campos durante um encontro com o Secretário de Estado americano, Antony Blinken, e o Secretário de Defesa, Lloyd Austin, nesta segunda-feira (29) em Tóquio.
Blinken e Austin vieram ao Japão para participar das conversações “dois mais dois” realizadas no domingo (28) com seus homólogos japoneses. Blinken também participou da reunião do Quad com os ministros das Relações Exteriores do Japão, EUA, Austrália e Índia na segunda-feira (29).
Kishida afirmou ter sido informado sobre as discussões significativas ocorridas nas conversações “dois mais dois”. O primeiro-ministro expressou seu desejo de fortalecer as capacidades da aliança em vários níveis e campos por meio de intercâmbios entre líderes e membros do gabinete.
Blinken declarou que a “aliança está mais forte do que nunca”, atribuindo isso em grande parte à visão e liderança de Kishida. Austin, por sua vez, descreveu as conversações “dois mais dois” como “históricas” e muito produtivas, reafirmando o compromisso absoluto dos EUA com a defesa do Japão.
Este encontro reforça a importância estratégica da aliança Japão-EUA no contexto geopolítico atual, sinalizando uma cooperação cada vez mais estreita em questões de segurança regional e global.
- 70 cristãos são decapitados em igreja na República Democrática do Congo - 23 de fevereiro de 2025 4:17 am
- Equipe forense confirma que Shiri Bibas não morreu em ataque aéreo - 23 de fevereiro de 2025 4:05 am
- Em palestra no Infinity Group Hall, Dr. Takeshi Togawa alerta sobre importância da detecção precoce do câncer - 23 de fevereiro de 2025 3:51 am