Washington, D.C., Estados Unidos, 23 de julho de 2024 – Agência de Notícias Associated Press – A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, fez sua primeira aparição pública desde que o presidente Joe Biden anunciou sua retirada da corrida pela reeleição. Harris participou de um evento na Casa Branca na segunda-feira (22), onde recebeu apoio de democratas de todo o país.
Durante o evento, Harris destacou o legado de Biden: “O legado de realizações de Joe Biden nos últimos três anos é incomparável na história moderna.” Harris, de 59 anos, é mais de 20 anos mais jovem que o presidente. Filha de imigrantes da Índia e da Jamaica, ela já serviu como procuradora-geral da Califórnia e senadora no Congresso, sendo a primeira mulher, primeira afro-americana e primeira asiático-americana a ocupar o cargo de vice-presidente.
Harris tem se pronunciado fortemente sobre direitos ao aborto, ressoando com eleitores mais jovens e liberais. Ela deve seguir a política externa de Biden em relação à China, Irã e Ucrânia, embora seus comentários sobre o conflito em Gaza sugiram que ela possa adotar um tom mais firme com Israel.
Políticos que poderiam desafiá-la alinharam-se em seu apoio. A governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, e o governador da Califórnia, Gavin Newsom, estão entre os que a endossaram, assim como a maioria dos democratas no Congresso, incluindo a ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi.
Eleitores de todo os EUA expressaram suas opiniões. Uma mulher de Los Angeles disse: “Estou super animada. Adoro ela desde seu tempo na Califórnia. Acho que ela pode fazer isso. Acho que ela será uma ótima presidente.” Já um homem da Geórgia comentou: “Sinto que muitos de nós esquecemos que ela estava no cargo, porque ela não tem sido muito vocal. Ela não tem sido muito visível.”
Um porta-voz de Harris informou que ela arrecadou quase 50 milhões de dólares em doações populares em apenas um dia. Uma pesquisa da ABC News/Washington Post realizada no início deste mês sugeriu que 49% dos americanos votariam em Harris se ela fosse a candidata, enquanto 47% votariam em seu rival republicano, o ex-presidente Donald Trump. A pesquisa encontrou apoio igual para Trump e Biden.
A aparição de Harris marca o início de uma nova fase na corrida presidencial, com a vice-presidente agora no centro das atenções e recebendo apoio significativo de seu partido.
- Nippon Steel e U.S. Steel contestam bloqueio de fusão nos EUA - 4 de fevereiro de 2025 5:14 am
- Ishiba se reúne com CEOs da OpenAI e SoftBank sobre IA - 4 de fevereiro de 2025 5:06 am
- Trump dialoga com líderes do Canadá e México antes de tarifas - 4 de fevereiro de 2025 4:38 am