19 C
Kóka
quinta-feira, 13 março, 2025 2:33: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão revela novos casos de violência sexual por militares dos EUA

Governo japonês divulga três incidentes adicionais envolvendo pessoal militar americano.

Tóquio, Japão, 04 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O porta-voz do governo japonês, Hayashi Yoshimasa, revelou nesta quarta-feira (3) três novos casos de alegada violência sexual envolvendo pessoal militar dos Estados Unidos. Esta divulgação ocorre após dois casos de suposta agressão sexual em Okinawa terem vindo à tona na semana passada, aumentando as preocupações sobre a conduta das forças americanas no país.

Na semana passada, foi revelado que um membro da Força Aérea dos EUA foi indiciado em março por supostamente sequestrar e agredir sexualmente uma menor de idade em dezembro, e que um fuzileiro naval americano foi indiciado no mês passado por tentativa de agressão sexual e lesão corporal contra uma mulher.

Hayashi informou que, em um dos três novos casos revelados, suspeita-se que pessoal militar dos EUA tenha tido relações sexuais sem consentimento. Dois dos supostos incidentes ocorreram no ano passado – em fevereiro e agosto – e o outro teria acontecido em janeiro deste ano. Nenhum dos suspeitos foi indiciado nesses novos casos.

O Secretário-Chefe do Gabinete descreveu os crimes sexuais envolvendo membros das forças armadas dos EUA como “extremamente lamentáveis” e reconheceu que eles causam grande preocupação aos residentes locais. “Estes incidentes minam a confiança da comunidade e a relação entre nossos países. É imperativo que medidas mais rigorosas sejam tomadas para prevenir tais ocorrências”, declarou Hayashi.

O governo japonês tem enfrentado críticas por não ter divulgado esses incidentes anteriormente e por não ter notificado as autoridades provinciais. Esta falta de transparência levantou questões sobre como tais casos são gerenciados e reportados.

Hayashi assegurou que o governo continuará solicitando a Washington que tome medidas rigorosas para prevenir tais incidentes. “Estamos em constante diálogo com nossos parceiros americanos para garantir que a segurança e o bem-estar de nossos cidadãos sejam prioridade absoluta”, afirmou.

Além disso, o porta-voz reiterou o compromisso do governo em continuar fazendo todo o possível para reduzir o ônus de hospedar bases americanas, especialmente em Okinawa, onde a presença militar dos EUA é mais concentrada.

Estes novos casos aumentam a pressão sobre as autoridades japonesas e americanas para abordar de forma mais eficaz as questões de conduta e disciplina entre as forças dos EUA estacionadas no Japão. A situação também destaca os desafios contínuos na gestão da aliança de segurança entre os dois países, equilibrando as necessidades de defesa com as preocupações das comunidades locais.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img