Londres, Reino Unido, 24 de julho de 2024 – Agência de Notícias Reuters – Os ministros da Defesa do Japão, Reino Unido e Itália reafirmaram nesta terça-feira (23) o compromisso de seus países em continuar o desenvolvimento conjunto de um caça de nova geração, com o objetivo de implantar a aeronave em 2035. O encontro ocorreu em Londres, reunindo o ministro da Defesa japonês Kihara Minoru, o secretário de Defesa britânico John Healey e o ministro da Defesa italiano Guido Crosetto.
Embora conversas trilaterais sobre o assunto tenham sido realizadas em dezembro do ano passado, esta foi a primeira participação de Healey, após a recente mudança de governo no Reino Unido. Kihara expressou sua esperança de que o projeto conjunto seja bem-sucedido, aprofundando uma forte parceria de defesa baseada em valores compartilhados, como o estado de direito.
Os três ministros concordaram em continuar trabalhando para estabelecer, até o final do ano, uma organização que coordene o projeto, denominado Programa Global de Combate Aéreo (Global Combat Air Programme). Esta iniciativa representa um marco significativo na cooperação militar entre os três países, unindo expertise e recursos para desenvolver tecnologia de ponta no setor aeroespacial de defesa.
O projeto do caça de nova geração não apenas fortalece os laços de defesa entre Japão, Reino Unido e Itália, mas também posiciona os três países na vanguarda da tecnologia militar aérea. A colaboração internacional neste empreendimento ambicioso demonstra a importância crescente de parcerias estratégicas em um cenário global cada vez mais complexo.
- Militares dos EUA acusados de abuso sexual em Okinawa, novamente - 24 de abril de 2025 12:12 pm
- EUA resistem à revisão de tarifas de Trump sobre o Japão - 24 de abril de 2025 9:59 am
- Trump pode reduzir tarifas sobre produtos da China - 24 de abril de 2025 9:53 am