5.1 C
Kóka
domingo, 22 dezembro, 2024 8:27: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão, EUA e Coreia do Sul intensificam cooperação militar

Líderes de defesa assinam memorando para fortalecer segurança.

Tóquio, Japão, 29 de julho de 2024 (Agência de Notícias Kyodo) – Os líderes de defesa do Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul concordaram em intensificar a cooperação, assinando um memorando para institucionalizar esforços trilaterais de segurança, incluindo compartilhamento de informações e exercícios conjuntos.

O Ministro da Defesa japonês, Kihara Minoru, o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o Ministro da Defesa sul-coreano, Shin Won-sik, reuniram-se no Japão no domingo (28). Esta foi a primeira vez que o país sediou a reunião trilateral.

Kihara enfatizou a importância crucial da cooperação trilateral para a paz e estabilidade na Península Coreana, no Indo-Pacífico e além, especialmente diante do agravamento do ambiente de segurança. As discussões abordaram questões como as relações entre Coreia do Norte e Rússia, os mares do Leste e do Sul da China, e formas de impulsionar a cooperação trilateral em defesa.

Os líderes condenaram os lançamentos de mísseis balísticos pela Coreia do Norte e expressaram preocupação com sua crescente cooperação militar com a Rússia. Confirmaram que realizarão reuniões ministeriais trilaterais regularmente para desenvolver ainda mais a cooperação e lidar efetivamente com provocações e ameaças.

Após as conversações, assinaram um memorando para institucionalizar a cooperação, que prevê consultas políticas anuais de alto nível, compartilhamento de informações em tempo real sobre lançamentos de mísseis norte-coreanos e implementação organizada e eficaz de exercícios conjuntos.

Kihara declarou à imprensa que o memorando visa documentar o que os três países têm implementado e continuarão a fazer no futuro. Ele afirmou que o documento fortaleceu a cooperação trilateral, permitindo-lhes enfrentar com firmeza várias mudanças internacionais. O ministro japonês garantiu que o país continuará tomando medidas para fortalecer a cooperação com base no memorando e contribuir para a paz e estabilidade regionais.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img