Tóquio, Japão, 18 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – Um conselho que promove medidas de assistência aos sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki solicitou hoje ao governo japonês apoio e subsídios para as comemorações do 80º aniversário dos ataques, que ocorrerá no próximo ano. O grupo, composto por oito líderes locais de Hiroshima e Nagasaki, incluindo governadores e prefeitos, apresentou suas demandas ao Ministério da Saúde e Bem-Estar em Tóquio.
Os representantes do conselho pediram subsídios para projetos comemorativos planejados para o próximo ano fiscal, incluindo as cerimônias anuais que marcam os dias dos bombardeios. Além disso, solicitaram a simplificação dos procedimentos para que sobreviventes que se mudaram para o exterior possam receber o mesmo apoio médico oferecido àqueles que permanecem no Japão.
Entre as demandas apresentadas, destacam-se também pedidos de assistência para projetos de preservação de edifícios e árvores que sobreviveram aos ataques atômicos. O conselho instou ainda o governo a tomar uma decisão rápida sobre a possível ampliação das áreas consideradas expostas à “chuva negra” radioativa.
Outra questão levantada foi a revisão das diretrizes governamentais para reconhecer como sobreviventes das bombas atômicas aqueles que estavam fora da área designada pelo governo em Nagasaki.
Funcionários do ministério afirmaram, em conversas a portas fechadas, que trabalharão para garantir que os projetos do 80º aniversário sejam implementados sem problemas e que promoverão medidas de apoio adequadas aos sobreviventes.
Um representante da Prefeitura de Nagasaki declarou que o conselho lidará adequadamente com as mudanças ambientais que afetam os sobreviventes das bombas atômicas, buscando sistemas apropriados às suas necessidades e o orçamento necessário para implementá-los.
Esta iniciativa reflete a contínua importância de preservar a memória dos ataques atômicos e apoiar seus sobreviventes, mesmo após oito décadas. As comemorações do 80º aniversário serão um momento crucial para o Japão refletir sobre seu passado e reafirmar seu compromisso com a paz e o desarmamento nuclear.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm