Tóquio, Japão, 25 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A Agência Meteorológica do Japão (Japan Meteorological Agency – JMA) emitiu um alerta de chuvas torrenciais que podem atingir as regiões norte do país e a prefeitura sul de Okinawa. As autoridades meteorológicas informam que as condições atmosféricas estão muito instáveis em áreas do norte ao oeste do Japão, com ar quente e úmido se acumulando em uma frente de chuva sazonal sobre o norte do país e em um sistema de baixa pressão sobre o Mar do Japão.
Na prefeitura de Hokkaido, ao norte, chuvas intensas já estão sendo registradas. Na terça-feira (23), a cidade de Haboro, em Hokkaido, registrou 39,5 milímetros de chuva em apenas uma hora, até as 23h. Ventos fortes também foram observados na cidade, com rajadas atingindo cerca de 113 quilômetros por hora pouco depois das 22h.
Espera-se que o sistema de baixa pressão passe sobre Hokkaido e que a frente de chuva se mova para o sul, em direção às regiões de Tohoku e Hokuriku. Os meteorologistas alertam para a possibilidade de chuvas localizadas em Hokkaido, Tohoku e outras áreas.
As previsões de chuva para as próximas 24 horas, até a noite de quarta-feira (24), são as seguintes:
– 150 milímetros em Hokkaido e Tohoku
– 120 milímetros na prefeitura de Niigata
– 100 milímetros na região de Kanto-Koshin
– 80 milímetros em Hokuriku.
Além disso, a JMA alerta que faixas de nuvens de chuva pesada podem se formar sobre as Ilhas Sakishima, em Okinawa, até a noite de quarta-feira (24), com a aproximação do tufão Gaemi. As autoridades advertem que o risco de desastres pode aumentar rapidamente, pois as nuvens podem trazer chuvas prolongadas.
Para Okinawa, a previsão é de até 250 milímetros de chuva nas 24 horas até o final da noite de quarta-feira (24).
A agência meteorológica pede que a população fique em alerta máximo, pois há riscos de deslizamentos de terra e inundações em áreas baixas. Também alerta para a possibilidade de rios transbordarem, além de raios e rajadas de vento.
As autoridades recomendam que os residentes das áreas afetadas fiquem atentos às informações meteorológicas mais recentes e sigam as orientações de segurança das autoridades locais.
- Primeiro-ministro japonês parabeniza Trump e planeja reunião - 7 de novembro de 2024 2:55 pm
- Nascimentos no Japão podem cair abaixo de 700 mil em 2024 - 7 de novembro de 2024 2:50 pm
- 60% das cidades japonesas não possuem maternidades - 7 de novembro de 2024 2:41 pm