2.6 C
Kóka
domingo, 22 dezembro, 2024 6:58: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Israel e Houthis trocam ataques em meio a tensões regionais

Conflito se intensifica com ataques aéreos e lançamento de mísseis.

Tel Aviv, Israel, 22 de julho de 2024 – Agência de Notícias Haaretz – Forças israelenses e o grupo Houthi, baseado no Iêmen, têm se envolvido em uma série de ataques mútuos, aumentando as preocupações sobre a escalada das tensões regionais. Na sexta-feira (19), os Houthis realizaram um ataque com drone na maior cidade comercial de Israel, Tel Aviv.

Em resposta, o exército israelense anunciou no sábado (20) que conduziu ataques aéreos contra alvos Houthi na cidade de Hodeidah, no oeste do Iêmen. Israel afirmou que o porto da cidade estava sendo usado para entregas de armas. Um meio de comunicação israelense relatou que foi a primeira vez que Israel anunciou um ataque aéreo no Iêmen.

O grupo Houthi declarou que os ataques aéreos destruíram instalações civis, incluindo uma usina de energia. Um meio de comunicação iemenita informou que três pessoas morreram e outras 87 ficaram feridas.

No domingo (21), os Houthis lançaram um míssil balístico em direção ao sul de Israel. O exército israelense afirmou que interceptou o projétil. Os Houthis têm demonstrado solidariedade com o grupo islâmico Hamas, que tem lutado contra as forças israelenses na Faixa de Gaza. O grupo afirmou que continuará seus ataques enquanto esses combates persistirem.

As tensões também estão aumentando entre as forças israelenses e o grupo xiita Hezbollah, baseado no Líbano, que tem disparado foguetes em direção ao norte de Israel. As forças israelenses continuaram suas ofensivas no centro de Gaza e em outras partes do enclave no domingo (21).

A mídia palestina relatou que 11 pessoas morreram em bombardeios israelenses. As autoridades de saúde de Gaza informaram que o número total de mortos chegou a 38.919.

Enquanto isso, o gabinete do primeiro-ministro israelense anunciou que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se encontrará com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na terça-feira (23) durante sua viagem aos Estados Unidos. Esta será a primeira visita de Netanyahu desde o início do atual conflito entre Israel e Hamas em outubro passado. O líder israelense está programado para discursar no Congresso dos EUA na quarta-feira (24).

A intensificação dos conflitos entre Israel e os Houthis, bem como com o Hezbollah, eleva as preocupações sobre uma possível expansão do conflito na região, exigindo atenção e esforços diplomáticos para evitar uma escalada ainda maior.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img