Tel Aviv, Israel, 21 de julho de 2024 – Agência de Notícias Haaretz – Israel lançou ataques aéreos contra o porto de Hodeidah, controlado pelos Houthis no Mar Vermelho, um dia após um drone lançado pelo grupo atingir Tel Aviv. O Ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, afirmou que o país pretendia enviar uma mensagem clara ao movimento Houthi.
“O fogo que atualmente queima em Hodeidah é visto em todo o Oriente Médio, e o significado é claro”, declarou Gallant. Em resposta, o oficial Houthi Mohammed Abdulsalam denunciou uma “brutal agressão israelense contra o Iêmen”.
Esta é a primeira vez que Israel responde diretamente as centenas de ataques de drones e mísseis iemenitas direcionados ao seu território nos últimos meses. Imagens de Hodeidah mostraram grandes incêndios na noite de sábado (20). O governo Houthi em Sanaa afirmou que Israel atingiu instalações de armazenamento de petróleo próximas à costa, bem como uma usina de energia nas proximidades.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram a operação, denominada “Braço Estendido”, afirmando que caças da Força Aérea Israelense realizaram “um ataque operacional extensivo a mais de 1.800 km de distância contra alvos militares terroristas Houthis” na área do porto de Hodeidah.
O ataque israelense ocorre após um drone atingir um bloco de apartamentos em Tel Aviv na sexta-feira (19), matando um homem de 50 anos e ferindo outras oito pessoas. Os Houthis reivindicaram a responsabilidade pelo ataque e prometeram realizar mais.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou em um pronunciamento televisionado que o país se defenderá “por todos os meios”. “Qualquer um que nos prejudique pagará um preço muito alto por sua agressão”, afirmou, alegando que o porto era um ponto de entrada para armas iranianas.
A escalada da tensão entre Israel e os Houthis adiciona mais complexidade ao já volátil cenário do Oriente Médio, com potencial para ampliar o conflito regional. A comunidade internacional observa com preocupação o desenrolar dos eventos, temendo uma possível expansão das hostilidades.
- Evento beneficente em Nisshin reúne solidariedade e apoio - 23 de dezembro de 2024 6:27 am
- Protestos em Okinawa pedem que exército dos EUA se desculpem por crimes sexuais - 23 de dezembro de 2024 5:17 am
- Síria nomeia novos ministros das Relações Exteriores e Defesa - 23 de dezembro de 2024 5:12 am