Tel Aviv, Israel, 22 de julho de 2024 – Agência de Notícias Haaretz – As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram que seus caças atacaram alvos militares do grupo Houthi na cidade de Hodeidah, no oeste do Iêmen, no sábado (20). Segundo uma fonte de mídia iemenita, os ataques foram direcionados contra instalações de armazenamento de petróleo, com imagens mostrando grandes chamas e fumaça subindo de um distrito costeiro da cidade.
O exército israelense afirmou que os ataques foram uma resposta às centenas de ataques realizados contra Israel nos últimos meses pelo grupo Houthi. Na sexta-feira (19), o grupo realizou um ataque com drone no centro de Tel Aviv, a maior cidade comercial de Israel.
Os Houthis, que expressaram solidariedade ao grupo terrorista islâmico Hamas, têm realizado repetidamente ataques com mísseis contra Israel e navios navegando no Mar Vermelho e suas proximidades.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que “não há lugar que o longo braço de Israel não alcance” e que “qualquer um que prejudique Israel pagará um preço muito alto”.
Uma fonte de mídia israelense sugere que os ataques de sábado (20) marcam possivelmente a primeira vez que Israel anunciou ter realizado um ataque aéreo no Iêmen.
Enquanto as forças israelenses continuam sua ofensiva na Faixa de Gaza, mais de 40 foguetes foram disparados contra o norte de Israel no sábado (20) por membros do grupo xiita Hezbollah, baseado no Líbano, e outros.
Há preocupação com uma possível expansão do conflito, à medida que os combates entre o exército israelense e grupos armados se intensificam. A escalada das tensões no Oriente Médio levanta questões sobre a estabilidade regional e as possíveis consequências de um conflito mais amplo.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am