Tóquio, Japão, 23 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Ministério da Defesa do Japão anunciou ter localizado dois helicópteros da Força Marítima de Autodefesa (Maritime Self-Defense Force – MSDF) que colidiram sobre o Oceano Pacífico em abril. As aeronaves de patrulha da MSDF colidiram durante um treinamento próximo à ilha de Torishima, nas Ilhas Izu, ao sul de Tóquio, resultando na morte de oito tripulantes a bordo.
A busca por sete dos membros desaparecidos, bem como por partes importantes dos helicópteros, continua em andamento. Com a cooperação da Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia Marinha-Terrestre (JAMSTEC), o ministério realizou buscas utilizando um veículo submarino não tripulado desde 15 de julho.
Na segunda-feira (22), as autoridades anunciaram ter encontrado os dois helicópteros e confirmado sua identidade com base nos números de registro e na aparência no fundo do mar abaixo do local do acidente. As águas ao redor do local têm aproximadamente 5.500 metros de profundidade.
O ministério determinará se os destroços dos helicópteros podem ser recuperados após avaliar as condições detalhadas das estruturas principais das aeronaves e a situação do leito marinho.
Esta descoberta marca um avanço significativo na investigação do acidente, que chocou a nação e levantou questões sobre a segurança das operações de treinamento da MSDF. A recuperação dos destroços, se possível, poderá fornecer informações cruciais para entender as causas da colisão e prevenir futuros acidentes.
- Castelo de Kumamoto atrai turistas com restauração aberta - 22 de novembro de 2024 12:01 pm
- Garganta Ryuokyo exibe cores deslumbrantes do outono - 22 de novembro de 2024 11:52 am
- Tóquio testa ônibus sob demanda com IA em Shinjuku - 22 de novembro de 2024 11:31 am