Paris, França, 29 de julho de 2024 (Agência France-Presse) – Promotores franceses abriram uma investigação sobre ameaças de morte contra atletas israelenses que competem nos Jogos Olímpicos de Paris.
O escritório do Ministério Público de Paris informou que emails ameaçadores foram enviados a três atletas israelenses participantes das Olimpíadas, que tiveram início na capital francesa na sexta-feira (26). O conteúdo específico dos emails não foi divulgado.
Investigadores estão apurando o incidente sob suspeita de ameaças de morte motivadas por discriminação contra um estado ou religião específicos, entre outras possibilidades.
A Agência de Notícias AFP reportou que informações pessoais de atletas israelenses participantes dos Jogos foram ilegalmente divulgadas na plataforma de mídia social Telegram na sexta-feira (26), durante a cerimônia de abertura olímpica. Os dados pessoais incluíam resultados de exames de sangue e senhas para acesso a serviços online. As informações foram removidas a pedido das autoridades francesas.
A segurança dos atletas israelenses é um dos desafios para as autoridades francesas, especialmente considerando o conflito em curso na Faixa de Gaza entre forças israelenses e o grupo islâmico Hamas.
O Ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, declarou: “Os atletas israelenses estão entre as delegações particularmente visadas. Por isso, decidi fornecer à delegação israelense proteção 24 horas por dia.”
As autoridades francesas estão redobrando os esforços de segurança para garantir a integridade de todos os atletas e o sucesso dos Jogos Olímpicos de Paris.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm