Manila, Filipinas, 17 de julho de 2024 – Agência de Notícias Philippine News Agency – As marinhas da China e da Rússia deram início a um exercício militar conjunto no Mar do Sul da China, em uma aparente demonstração de força frente aos Estados Unidos e às Filipinas. Em resposta, Manila afirma estar monitorando de perto os movimentos de Pequim nas águas disputadas.
O exercício de três dias começou na segunda-feira (15) nas águas ao redor da província chinesa de Guangdong. Segundo o Ministério da Defesa da China, a frota participante inclui um destróier de mísseis e duas fragatas. O Ministério da Defesa russo informou que duas corvetas estão participando das manobras, que incluirão exercícios de defesa aérea e antissubmarino.
Em uma coletiva de imprensa na terça-feira (16), o porta-voz da Marinha filipina, Roy Vincent Trinidad, afirmou que o país está monitorando atentamente o exercício China-Rússia. “O exercício recentemente conduzido no Mar das Filipinas estava além de nossa zona econômica exclusiva. No entanto, nós os monitoramos e estamos cientes da atividade sendo realizada”, disse Trinidad.
A China continua a demonstrar sua força nas águas contestadas do Mar do Sul da China. Nos últimos meses, navios da guarda costeira chinesa dispararam repetidamente canhões de água contra embarcações filipinas e bloquearam missões de suprimento para um posto militar.
No início deste mês, diplomatas filipinos e chineses concordaram em reduzir as tensões na região. Manila afirmou que planeja continuar o diálogo para buscar soluções mutuamente aceitáveis, mas diferenças significativas permanecem.
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm
- ONU adota resolução sobre direitos humanos na Coreia do Norte - 21 de novembro de 2024 2:33 pm