3.7 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 3:15: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Expectativa de vida no Japão aumenta após 3 anos

Redução nas mortes por COVID-19 contribui para o aumento em 2023.

Tóquio, Japão, 27 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – A expectativa média de vida de homens e mulheres japoneses aumentou em 2023 pela primeira vez em três anos. O Ministério da Saúde atribui esse resultado à diminuição das mortes por coronavírus.

Segundo o ministério, a expectativa média de vida ao nascer para as mulheres foi de 87,14 anos, um aumento de 0,05 anos em relação a 2022. Para os homens, o número subiu 0,04 anos, chegando a 81,09 anos.

As expectativas de vida médias haviam diminuído em 2021 e 2022 devido ao aumento do número de mortes pelo coronavírus. No entanto, o ministério informa que, no ano passado, o número de pessoas que morreram de COVID-19 diminuiu em 9.558, totalizando 38.080.

O órgão também relata que a porcentagem de pessoas que morreram de velhice aumentou em 2023 em comparação com o ano anterior, enquanto a proporção de mortes por doenças, incluindo COVID-19 e câncer, diminuiu.

O Ministério da Saúde afirma que as mulheres japonesas têm a maior expectativa de vida entre os países e territórios que divulgam dados relevantes, liderando a lista global por 39 anos consecutivos. Os homens japoneses ficaram em quinto lugar, atrás da Suíça, Suécia, Noruega e Austrália.

Autoridades do ministério afirmam que a longevidade de homens e mulheres demonstra que o Japão possui um nível extremamente alto de cuidados de saúde. Eles garantem que continuarão se esforçando para promover serviços de saúde e bem-estar.

Este aumento na expectativa de vida reflete não apenas a melhoria no controle da pandemia, mas também os contínuos avanços no sistema de saúde japonês. O país é conhecido por sua dieta saudável, estilo de vida ativo e acesso universal aos cuidados médicos, fatores que contribuem significativamente para a longevidade de sua população.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img