Taoyuan, Taiwan, 07 de julho de 2024 – Agência de Notícias Taiwan News – Promotores em Taiwan anunciaram no sábado (6) que estão investigando Cheng Wen-tsan, ex-vice-premiê e figura proeminente do Partido Democrático Progressista (PDP), por suspeita de suborno. A investigação, conduzida na cidade de Taoyuan, está relacionada a supostas irregularidades durante o mandato de Cheng como prefeito da cidade.
De acordo com a mídia local, as alegações de corrupção podem estar ligadas a um projeto de desenvolvimento realizado durante sua gestão como prefeito de Taoyuan. Atualmente, Cheng ocupa o cargo de chefe da Fundação de Intercâmbio do Estreito, escritório de ligação de Taiwan com a China.
Em resposta às acusações, a Fundação divulgou um comunicado em nome de Cheng, no qual ele nega veementemente qualquer ato ilegal e se compromete a cooperar plenamente com a investigação judicial. “Espero esclarecer a verdade e provar minha inocência o mais rápido possível”, declarou Cheng por meio de seu advogado.
A investigação ocorre em um momento delicado para o PDP, partido governista de Taiwan. Os partidos de oposição, que detêm maioria no parlamento, têm argumentado que o PDP é corrupto e buscam ampliar a autoridade investigativa do legislativo por meio de uma emenda legal.
Este caso pode ter implicações significativas para o governo do Presidente Lai Ching-te, uma vez que a oposição deve intensificar a pressão sobre sua administração. A situação é particularmente sensível considerando que Cheng realizou uma rara visita ao Japão em junho do ano passado, enquanto ainda ocupava o cargo de vice-premiê.
A investigação de Cheng Wen-tsan representa um desafio para o PDP e pode impactar a política interna de Taiwan, bem como suas relações com a China e outros países da região. O desenrolar deste caso será acompanhado de perto tanto pela população taiwanesa quanto pela comunidade internacional.
- Expo 2025 em Osaka destaca Ucrânia e inovações tecnológicas - 14 de abril de 2025 3:56 am
- Ataque russo com míssil mata dezenas civis em Sumy, Ucrânia - 14 de abril de 2025 3:51 am
- Premiê japonês quer convencer EUA a rever tarifas - 14 de abril de 2025 3:44 am