1.9 C
Kóka
segunda-feira, 23 dezembro, 2024 6:59: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Estátua de menina vítima de Hiroshima desaparece nos EUA

Polícia investiga roubo de monumento em parque de Seattle.

Seattle, Washington, Estados Unidos, 16 de julho de 2024 – Agência de Notícias Associated Press – Uma estátua de Sasaki Sadako, menina que morreu de leucemia após a exposição à radiação do bombardeio atômico de Hiroshima em 1945, desapareceu de um parque nos Estados Unidos. A polícia está investigando o incidente como um caso de roubo.

Meios de comunicação locais informaram que a estátua de Sadako foi retirada do Peace Park em Seattle na sexta-feira (12), restando apenas os pés da figura no local. O departamento de parques e recreação de Seattle registrou um boletim de ocorrência por roubo em primeiro grau e vandalismo.

Uma emissora de TV local relatou que um grupo de cidadãos notificou os comerciantes de sucata sobre o incidente. Especula-se que a estátua tenha sido alvo devido ao aumento do preço do cobre.

Sadako ficou conhecida por dobrar milhares de tsurus de papel na esperança de se recuperar, mas faleceu aos 12 anos. A estátua foi erguida em Seattle em sua memória em 1990, financiada pelo ativista pela paz Floyd Schmoe.

Em 2003, a escultura teve o braço direito cortado por um vândalo, mas foi restaurada oito meses depois com fundos arrecadados no Japão e nos EUA.

Uma organização de paz que realiza um evento memorial anual em Seattle para as vítimas dos bombardeios atômicos disse à NHK estar chocada e triste com este último ato de vandalismo. A organização espera que o incidente motive mais pessoas a se unirem para criar uma nova estátua e fortalecer o movimento pela abolição das armas nucleares.

Este incidente destaca a importância contínua de lembrar e honrar as vítimas dos bombardeios atômicos, bem como a necessidade de vigilância e proteção dos monumentos que simbolizam a paz e a memória histórica.

SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img