Paris, França, 30 de julho de 2024 (Agência France-Presse) – Investigadores franceses suspeitam que membros de grupos de extrema-esquerda sejam responsáveis por uma série de ataques à rede ferroviária de alta velocidade do país, ocorridos horas antes da abertura dos Jogos Olímpicos na sexta-feira (26).
A operadora ferroviária nacional trabalhou durante o fim de semana para restabelecer os serviços na rede TGV. Os vândalos atearam fogo em três centros que conectam Paris a cidades do norte, oeste e leste, interrompendo as viagens de centenas de milhares de pessoas.
O Ministro do Interior francês, Gerald Darmanin, declarou na segunda-feira (29) que sua equipe identificou “vários perfis” de pessoas que poderiam ter cometido a sabotagem. Ele descreveu o ataque como “deliberado” e “direcionado”, mas não o classificou como um ato terrorista.
Darmanin acrescentou que os investigadores estão averiguando se houve ajuda interna para indicar os alvos. A Agência France-Presse relatou que a polícia prendeu um ativista de extrema-esquerda em um local pertencente à operadora ferroviária no domingo (28). O homem possuía chaves de áreas restritas e ferramentas.
As autoridades de segurança também suspeitam que vândalos sejam responsáveis por sabotar redes de telecomunicações na noite de domingo. Com esses incidentes, aumenta a pressão sobre as forças de segurança para proteger atletas, oficiais e visitantes durante os Jogos Olímpicos.
- O Sul em Cima 36/2024 traz Danny Calixto e Marcos Delfino à Rádio Shiga - 22 de novembro de 2024 4:00 am
- Trump indica ex-procurador-geral interino como embaixador na OTAN - 21 de novembro de 2024 2:47 pm
- Ucrânia lança mísseis britânicos em território russo - 21 de novembro de 2024 2:39 pm