Tóquio, Japão, 17 de julho de 2024 – Agência de Notícias Kyodo – O Encontro de Líderes das Ilhas do Pacífico teve início nesta terça-feira (16) em Tóquio, marcando o começo de uma cúpula de três dias. O Japão recebe líderes de nações insulares do Pacífico Sul e outros países a cada três anos, e esta 10ª edição reúne representantes de 18 países e territórios da região.
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, realizou reuniões com os líderes de Tuvalu e Vanuatu no primeiro dia do evento. Durante o encontro com o primeiro-ministro de Tuvalu, Feleti Teo, Kishida expressou seu desejo de aproveitar a oportunidade para mostrar ao mundo que o Japão fortalecerá os laços e trabalhará em conjunto com as nações insulares do Pacífico.
Nas reuniões, Kishida provavelmente confirmou a cooperação sobre diversas questões, incluindo mudanças climáticas e segurança marítima. Ele também deve ter pedido compreensão sobre a liberação de água tratada e diluída da usina nuclear de Fukushima Daiichi. Antes de liberar a água no oceano, a operadora da usina a dilui para reduzir os níveis de trítio a cerca de um sétimo do nível orientado pela Organização Mundial da Saúde para água potável.
Todos os representantes participarão de uma reunião para discussões finais na quinta-feira (18). Eles planejam emitir uma declaração conjunta detalhando os resultados das reuniões.
O Japão espera usar a cúpula para fortalecer os laços com os países insulares do Pacífico Sul, em meio aos esforços da China para aumentar sua presença na região através de projetos de infraestrutura.
- Ex-conselheiro do Fed é preso por espionagem para a China - 2 de fevereiro de 2025 8:44 am
- Trump assina ordem executiva sobre tarifas de importação - 2 de fevereiro de 2025 8:30 am
- Acidente de avião deixa vítimas fatais na Filadélfia - 2 de fevereiro de 2025 8:14 am